Vivendo na África (Testemunho de Samya)

Meu nome é Samya tenho 15 anos e meus pais são missionários da Junta de Missões Mundiais  na África. Eles estão no campo há  18 anos e trabalham entre os surdos.

Africa__orthographic_projection_.svg.png

Eu nasci na Jordânia, sou um “Hadye (se pronuncia Radye) mim Allah” como meus pais falam em árabe um “presente de Deus”. Os médicos diziam que eles nunca teriam filhos, oraram e aqui estou... Morei por poucos anos no Brasil e na França, mas a maioria da minha vida passei aqui, no Senegal. Em total faz dez anos que estou aqui, passei dois anos quando era pequena e oito anos até agora. Então sempre estive no campo missionário, isto tem vantagens e desvantagens, posso dizer que Deus tem me abençoado muito.

Ser filha de missionários não é sempre cor de rosa, e gosto de ver minha vida como uma aventura. Nem muitos vivem desta forma,  fora do normal, com muitas mudanças, e amigos que vem e vão. Como nasci no campo missionário não conheço minha família do tanto que gostaria conhecer, sinto muitas saudades dos meus avós, tios, primos, etc. E não conheço minha cultura ou país (Brasil). Mas por outro lado, não poderia ter conhecido tantos países, culturas, pessoas lindas e ter aprendido tantas coisas diferentes se não fosse filha de missionários.

terra.jpg

 Aprendi três línguas; o Francês, Inglês, e Português. Aprendi sobre culturas, conheci lugares e pessoas diferentes. Aqui no Senegal, a cultura é bem distinta do que a do Brasil. A maioria das meninas, por exemplo, não vão a escola, é uma prioridade dos meninos... Elas trabalham em casa desde cedo e cuidam dos irmãos menores, como uma mãe... Acabam não brincando muito.... Aqui a comida mais comum é o theebu (arroz)-djen (peixe), mas meu prato preferido é o theebu-Yap (frango). E para beber tem o bissap, que é uma planta que cozinham e se ajuntar açúcar é uma delicia!

bissap-hibiscus.jpg

 Minha escola tem um projeto em que os adolescentes maiores vão para a aldeia trabalhar e evangelizar. Sempre vou com a equipe de medicina, e toda vez é uma grande benção. Uma das vezes que fui, quando estávamos indo embora, um africano me disse “O trabalho que vocês fazem aqui é incrível e da para ver o amor de seu Deus em tudo isso.” Fiquei muito feliz. A primeira vez que fui à escola de surdos onde meus pais estavam trabalhando, vi sorrisos enormes nos rostos das crianças e vi que além de serem tão pobres, ainda mais ela tem uma dificuldade para se comunicar, fiquei imaginando como deve ser difícil para elas (mas uma coisa que sempre vai me impressionar nessa cultura é o quanto essas pessoas são sorridentes em meio as circunstancias em que elas vivem). Mas graças as escolas elas podem aprender a linguagem de sinais. Meus pais trabalham para que as igrejas tenham ministérios com surdos aqui, assim eles podem ir à igreja e entender a palavra de Deus. Eles também têm um programa de adoção para que as crianças surdas possam ir à escola para aprender a ler e escrever. Tenho participado da classe de linguagem de sinais que minha mãe da aula, assim posso ajudar no trabalho com eles.

 Daqui um ano termino o colégio, e vou para a universidade. Mesmo não sabendo onde ou o que vou estudar estou orando para que Deus me guie passo a passo.

Por isto quero terminar com este texto de Jeremias 29:11, porque a final de tudo é isto mesmo. Deus tem e sempre teve bons pensamentos e planos para mim, um deles foi me fazer nascer no campo missionário, ter uma vida e família missionária.

Sin_t_tulo-2.jpg

Tenha certeza que com você não é diferente (mesmo não sendo filho de missionário).

|

Comentarios

Samya querida, seu testemunho é incrível! Você deve ter vivido as mais incriveis experiências do mundo. É muito bom saber que você é grata a Deus pelo que Ele tem feito na sua vida e as circunstâncias nas quais Ele tem te colocado. Espero que você continue sendo uma benção na vida de tantas pessoas.

Estou admirada. É muito bom conhecer alguém como você. Obrigada por compartinhar sua história.

Beijos 

Responder

Oi  Glenda! Obrigada! Sim estou muito grata por tudo que Deus tem feito na minha vida. Nem sempre é facil mas sempre é o melhor para mim, porque Deus cuida de cada um e quer o melhor para nos. Voce tambem é com certeza uma benção para tua familia, amigos, etc :) Muito obrigada, e que Deus te abençoe muito, muito, muito!

Beijos

Responder

Achei seu testemunho muito bom, eu moro no Brasil, só tenho 14 anos e imagino como deve ser estranho voce não estar em um lugar fixo. Mas mesmo assim conhecendo pessoas, e levando a palavra de Deus para elas. Que o Senhor te abençoe sempre ! 

Responder

Estou muito emocionada com seu testemunho. Será mais uma para minha lista de orações. Continue assim firme e feliz onde Deus te plantou. Ele cuidará de suas saudades ou vai providenciar o encontro com seus familiares. O importante é que estais feliz. Não há coisa melhor nesse mundo do que fazer a vontade de Deus e cumprir o chamado daquEle que nos amou primeiro.

Abraço bem forte e promessa de orar por ti, seus pais, familiares e todo povo da África. 

Responder

Lindo testemunho, Samya.
Feliz por conhecê-la pessoalmente e testificar o quão importante é o ministério que seus pais e você estão realizando para a glória de Deus.
Imagene o quão maravilhso será encontrar la na glória pessoas que foram alcançadas através deste ministério. Que o Senhor continue abençoando sua vida e dirigindo os seus passos. 

Responder

Estou feliz porque vc só viu o lado bonito das coisas, as dificuldades não foram importantes e um tanto imperceptíveis. Deus continue te abençoando.

 

Responder

Olá Samya, td bem?

Adorei demais o seu testemunho!!!!!!

Eu recebi hj um resumo do seu testemunho no facebook e, quando vi o nome, logo me lembrei que tentei te enviar um email no mês passado, mas não foi (acho que o endereço estava errado).

Segue abaixo o email que te enviei:

" Oi Samya filha de Walter e Alzira Freire. Tudo bem?

Meu nome é Marcio sou Conselheiro de Embaixadores do Rei da Primeira Igreja Batista da Penha em SP.

Eu tenho 2 filhos. A mais velha é a Mayara (8 anos) e o mais novo é o Alessandro (4 anos). 

A Mayara é Mensageira do Rei e o Alessandro ainda não tem idade para ser Embaixador do Rei, mas assim que tiver ele vai participar tb.

Como Embaixadores estamos participando de um projeto de manter contato e orar pelos missionários brasileiros e seus filhos espalhados ao redor do Mundo e quis o Senhor Nosso Deus que eu orasse por você!

Espero que Deus abençoe demais a vocês como retribuição pela consagração de vocês a essa maravilhosa tarefa de anunciar o Evangelho.

Como é a vida ai no Senegal?  Está gostando? Há quanto tempo moram aí? 

E o idioma?  Já aprendeu? 

Caso vocês tenham algum motivo específico de oração, por favor me conte que eu ficarei muito feliz de interceder por vocês!!

Deus abençoe todos vcs."

Lendo agora o que eu tentei te enviar ... Deus realmente quer que esse meu email chege até vc .... da primeira vez não foi e agora eu recebo uma atualização no facebook com o seu testemunho.

Vou continuar orando por vcs e pelo seu trabalho.

Deus te abençoe, proteja e continue a dar sabedoria em tudo.

Marcio

Responder

Queria te parabenizar pelo seu aniversario, que Deus te de muitos anos de vida, e que atraves de sua vida muitas outras sejam alcançadas !!! Deus te abençoe 

Responder

Escreva um comentário

Desea usar sua foto? - Inicie sua sessão ou Cadastre-se grátis »
Comentários a este artigo no RSS

Comentarios recientes

Cerrar