Como é ter filhos no campo missionário?

É um dos maiores privilégios do mundo!

Nossos filhos são heranças que Deus nos deu e, em relação a nós, que somos missionários, concede-nos criá-los e educá-los num contexto transcultural, num ambiente diversificado, onde convivem desde pequeninos com, no mínimo, duas línguas, e no caso dos meus, com três (o português, o albanês e o inglês),  e todas elas tornam-se “maternas” pra eles.  Não as estranham, é muito fácil entender e falar as três ao mesmo tempo sem nenhuma dificuldade.  

Chuah-Huat-Beng-Malaysia.jpg

Desde pequeninos aprendem que há muitos povos, costumes e culturas.  Aprendem que as pessoas não são iguais, mas que todas, em todas as nações precisam da Salvação. 

Os nossos filhos, “pequenos missionários”, tem a sua cosmovisão mais ampla.  Desde cedo tem o contanto e convivem com várias pessoas e crianças de nações diferentes, com brasileiros, com os nativos do país onde nós somos missionários, e com missionários e seus filhos de outras nações. Nossos filhos tornam-se mais sensíveis às necessidades ao redor.

wm.jpg

Uma das grandes alegrias que tenho como mãe missionária é ouvir, de quando em vez, minha filha compartilhando sobre Jesus com outras crianças.

Claro, nem tudo é um céu azul de bolinhas brancas.  Nossos filhos são criados longe, muito longe, das famílias. Eles não tem o privilégio de terem vovô e vovó pertinho deles ou, pelo menos, não tão longe e tão caro.  Eles não tem a paparicação dos titios nem a amizade dos priminhos.  Os tios que conhecem são outros missionários do mesmo campo.  As vezes dói quando Noemi diz que está com saudades das tias, quando pergunta se podemos ir vê-las ou quando iremos ao Brasil novamente porque ela quer muito brincar com uma prima, primo... Bem, isso faz parte.  E a gente tentar minimizar  e diminuir essa distância e saudades via internet, pelas comunicações virtuais.  Graças a Deus por isso em nosso tempo, ajuda muito.

Mas, com tudo, sou feliz, e sei, pelo que vejo e pelo que experimentamos juntos, como família, que meus filhos também são muito felizes.

Familia_Talv_nia.jpg

-Missionária Talvânia Bertolot (Albânia)

|

Comentarios

Missionária Talvânia esse é o maior legado que vocês como país podem deixar para seus filhos. Que Deus os abençoe ricamente.

Responder

trabalho com adolescentes e gostaria de criar um meio de comunicação entre eles e seu filhos..como posso fazer isso me ajude..mande o indereço 

Responder

Escreva um comentário

Desea usar sua foto? - Inicie sua sessão ou Cadastre-se grátis »
Comentários a este artigo no RSS

Comentarios recientes

Cerrar